quarta-feira, 30 de maio de 2012

I Salão Baiano - Salvador



O balcão de exposições sobre o destino Itacaré é um dos três mais visitados no Centro de Convenções, em Salvador. São pessoas de diferentes estados brasileiros, além de delegações de países como Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Portugal, Espanha e França querendo mais informações sobre os atrativos do município do sul da Bahia.

O Salão Baiano de Turismo começou na quinta-feira, 17, com a participação de representantes de 120 operadoras, sendo 60 delas estrangeiras. Considerado o maior do setor no estado, o evento foi aberto pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Ao todo são 13 zonas turísticas do estado e centenas de empresários participando de rodadas de negócios e discussões sobre o setor. Os municípios estão apresentando seus atrativos em 50 balcões, em parceria com a Secretaria Estadual do Turismo.

O de Itacaré foi o mais visitado no primeiro dia do Salão de Turismo. Entre os grupos que queriam mais informações sobre o destino estavam estudantes de curso de gastronomia e alunos do curso técnico de guia de turismo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os alunos, que estão em fase de conclusão de curso, vão passar uma semana conhecendo o município, pesquisando tudo, segundo eles.

Fonte: Ascom Prefeitura de Itacaré

Itacaré é um dos onze municípios contemplados pelo Geoturismo que é tema de palestra do Núcleo do Conhecimento



Neste sábado (19), último dia do Salão Baiano de Turismo, a programação do Núcleo de Conhecimento teve início coma palestra Geoturismo, ministrada pelo assessor Institucional da Secretaria de Turismo (Setur), José Carlos Oliveira. A ferramenta permite o planejamento e gestão de desenvolvimento da atividade turística nos municípios baianos.

No site geoturismo.bahia.com.br estão disponíveis a localização de atrativos e equipamentos turísticos, além do planejamento da economia turística de cada um dos onze municípios já contemplados pelo projeto de Georreferenciamento: Cairu, Camaçari, Camamu, Itacaré, Itaparica, Maraú, Mata de São João, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Valença e Vera Cruz.

O objetivo é desenvolver a capacidade de gestão dos municípios para manter e incrementar as atrações turísticas e os serviços locais dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável e integrado com a realidade regional. O Geoturismo é fruto de uma parceria da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder).

José Carlos Oliveira falou da importância dessa ferramenta para o turismo. “O Geoturismo vai beneficiar tanto a cidade quanto o Estado, porque ela permite um olhar qualificado ao usuário sobre o lugar que ele quer conhecer. Já estamos trabalhando para que a próxima etapa contemple também Salvador e a Baía de Todos-os-Santos”, explicou José Carlos.

Presidente da Sociedade Baiana de Espeleologia, Sílvio Arruda destacou a relevância do uso da ferramenta. “É de extrema importância para o turismo, porque atinge justamente o turista procura em uma região. E o geoturismo vai abordar toda essa demanda“, disse Arruda.

Fonte: Ascom Salão Baiano